CARACTERÍSTICAS DESENVOLVIMENTO INFANTIL


CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE 3 ANOS:
Nesta idade as crianças passam a definirem-se, experimentando, vendo, manipulando, descobrindo a possibilidade de dar forma as coisas e ao mundo de acordo com as suas impressões. A brincadeira constitui algo que lhes dá prazer e curiosidade; adoram a companhia do adulto e das outras crianças; embora sejam egocêntricos apegam-se as coisas não abrindo mão delas; os jogos com regras necessitam serem explorados continuamente, já que não conseguem segui-los corretamente.
Os relacionamentos sadios, alegres, carinhosos e afetivos são indispensáveis para o equilíbrio emocional.

        -            CARACTERÍTICAS DA FAIXA ETÁRIA – 4 ANOS
Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência. São altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.
Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos - ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas.

ÁREA AFETIVA
• sabe ouvir e esperar sua vez;
• aumenta seu grupo de amigos preferidos;
• identifica-se com o seu grupo e participa de atividades coletivas;
• detecta situação nova e atua na nova experiência;
• desenvolve o sentido do respeito aos brinquedos dos demais;
• adquire hábitos e atitudes mais organizados no trabalho;
• sente-se capaz de realizar experiências novas;
• relaciona-se com o professor, manifestando maior independência.

ÁREA DE HABILIDADES MOTORAS
§ Atende ordens de parada em movimentos corporais;
§ Coordena braços e pernas;
§ Relaxa-se e contrai-se;
§ Para sobre os dois pés;
§ Caminha sobre linhas;
§ Salta com um pé (às vezes utiliza os dois);
§ Corre pequenas distâncias;
§ Salta pequenas alturas e distâncias;
§ Sobe e desce escadas, alternando os pés;
§ Encaixa, enrosca, enfia, enrola, constróe;
§ Faz dobraduras simples;
§ Modela com intenção;
§ Recorta espontaneamente;
§ Utiliza pincel;
§ Cobre com início de limites;
§ Folheia livros e revistas com controle;

LINGUAGEM COMPREENSIVA
ü Indica soluções para as situações;
ü Inicia a dramatização de pequenos contos ou situações presentes;
ü Interpreta pequenas histórias, destacando os principais personagens;
ü Compreende uma ordem dada pelo grupo com repetição;
ü Executa ordem com 2 ou 3 opções;

LINGUAGEM EXPRESSIVA
Ø Fase dos porquês;
Ø A linguagem é mais fluida;
Ø Inventam palavras;
Ø Identificam as coisas pelo seu nome;
Ø Organiza a estrutura de frase, começando a adequar o emprego do verbo e enriquecendo-a gradativamente;
Ø Reconta com palavras simples um conto;
Ø Nomeia cores primárias e algumas secundárias;
Ø Transmite pequenos recados imediatos (sem muita precisão);
Ø Expressa-se, nomeando formas e tamanhos, de acordo com a necessidade do momento;
Ø Expressa-se verbalmente, organizando o significado das palavras;
Ø Torna-se independente, gradativamente, para atender suas necessidades fisiológicas,
Ø Reconhece e localiza outras dependências da escola .

ATENÇÃO, MEMÓRIA E FATIGABILIDADE
Þ Evoca nomes e séries de nomes; movimentos, ações e posições; canções; personagens de pequenas histórias; posições de elementos em séries (concretas);
Þ mantém-se numa mesma atividade por tempo razoável (20 a 30 minutos);
Þ repete palavras;

PERCEPÇÕES
- Discrimina e identifica sons semelhantes e diferentes, familiares ou não;
- Completa palavras significativas verbalmente, a partir de sílabas iniciais;
- Vivencia situações para aprender a rimar;
- Aprendem facilmente uma canção;
- Têm prazer na audição de novos sons;
- Imitam sons;
- Fazem jogos rítmicos
- Agrupa objetos por cor, forma, tamanho, uso e função;
- Identifica partes de um todo e completa-o;
- Recompõe formas divididas em várias partes, a partir da análise do modelo;
- Reconhece algumas formas e objetos identificados pelo tato;
- Constrói séries com material concreto, respeitando critérios preestabelecidos;
- Vivencia atividades de discriminação visual, audição e memória, como pré-requisito para perceber a figura a fundo;
- Recompõe a figura humana dividindo em: cabeça, tronco e membros;
- Identifica noções temporais (dia, noite, agora, antes, depois, hoje e amanhã);
- Adquire e estrutura noções de espaço necessárias à sua vivência;

PRÉ – GRAFISMO
-Risca, exercitando movimentos de cotovelo, pulso e dedos, em plano horizontal e vertical (amplos);
- Representa ações significativas no desenho;
- Representa figura humana reconhecível;
- Exerce pressão e preensão no manejo de lápis e pincel;
- Maneja giz de cera, pincel e tesoura com relativo controle;
- Respeita o contorno do desenho;
- A garatuja é mais controlada;
- Utiliza diferentes texturas;
- Desenha figuras fechadas;

ÁREA SOCIAL
v Tem apego a um companheiro determinado;
v Gosta de ajudar nas tarefas;
v Identificam situações de risco e aprendem a atuar frente a elas praticando normas de segurança;
v Observam o crescimento de plantas e animais demonstrando interesse pela origem da vida;
v Conhecem os objetos habituais do seu meio e as suas funções.

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA – 4 – 5 ANOS
A criança da pré-escola, caracteriza-se principalmente por ampliar seu grupo social, voltando seus interesses para o grupo de amigos, para atividades que exijam movimentos mais refinados e precisos e para atividades que envolvam maior atenção e memória. Surge a preferência pelos jogos com regras, pelo desenho e por brincadeiras em grupo, com uma independência bastante grande da figura do professor.
Essa criança é capaz de adquirir hábitos mais organizados nos trabalhos e participar de situações sociais com desembaraço.
As atividades, que no Maternal tinham um caráter sobretudo exploratório, passam a ser realizadas sistematicamente pela criança, organizando e estruturando ações, até que ela passe a dominá-las com facilidade. Sua linguagem oral, além de ser compreensível, passa a ser composta por um vocabulário bastante rico, onde trocas ou omissões tendem a desaparecer.
As ações amplas crescem em complexidade: a criança tenta pular cada vez mais longe, ou de lugares mais altos, corre maiores distâncias e, muitas vezes, se impõe desafios.
O relacionamento com pequenos grupos começa a ampliar-se e é possível propor atividades conjuntas, pois a criança começa a desenvolver o sentido do respeito aos brinquedos dos demais, aumentando a tolerância frente a outras crianças.

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA:
ÁREA AFETIVA
- Adquire hábitos e atitudes mais organizados no trabalho;
- Identifica-se com seu grupo e participa de atividades em conjunto;
- Sabe ouvir e esperar sua vez;
- Valoriza sua sala e seus jogos;
- Aumenta seu grupo de amigos preferidos (2 a 5);
- Detecta situações novas e atua na nova experiência;
- Cuida de seu material e zela pelo material da escola;
- Desenvolve o sentido do respeito aos brinquedos dos demais;
- Compara atividades do lar com as da escola;
- Expressa suas emoções e busca apoio quando necessita;
- Reconhece as expressões de seus colegas;
- Muda de atividade com relativa facilidade;
- Sente-se capaz de realizar experiências novas;
- Participa de situações sociais;
- Relaciona-se com a professora manifestando maior independência

ÁREA DE HABILIDADES MOTORAS
Vivencia situações para:
- Atender ordens de parada em movimentos corporais;
- Coordenar braços e pernas;
- Relaxar e contrair;
Realiza ações corporais para:
- Aparar e arremessar uma bola;
- Parar sobre os dois pés (iniciando a diminuir a base de sustentação);
- Saltar com um pé só (ainda utilizando o apoio do outro);
- Caminhar sobre linhas;
- Correr pequenas distâncias;
- Subir em barras;
- Saltar em altura e em distância (pequenos espaços);
- Manter-se balançando, após impulso inicial dado por outro;
- Apresentar controle de movimentos para andar no escorregador (utilizando as mãos como trava);
- Utilizar a rodinha, impulsionado por outros;
- Imitar situações que envolvam movimentos comandados pelos hemisférios esquerdo ou direito;
- Subir e descer escadas, alternando os pés;
- Utilizar o tanque de areia para brincadeiras;
Realizar movimentos bimanuais para;
- encaixar, construir, enfileirar, enfiar, enroscar, enrolar;
- picar no interior de limites definidos (punção);
- modelar com intenção;
- realizar dobraduras simples;
- cobrir traçados grossos e com limites, com materiais diversos;
- rasgar com os dedos (pedaços grandes e pequenos);
- recortar espontaneamente;
- pintar com o dedo ou pincel, em plano horizontal ou vertical;
- utilizar pincel;
- amassar papéis, utilizando os dedos;
- utilizar cola com os dedos;
- pintar com lápis, iniciando a respeitar os limites;
Realiza movimentos digitais para:
- reproduzir com relativo controle os realizados pela professora, associados a músicas e histórias, ou não;
- folhear revistas e livros com relativo controle.

LINGUAGEM COMPREENSIVA:
- Indica soluções para situações comuns ou não comuns;
- Identifica em recados: para quem?
- Inicia a dramatizar pequenos contos ou situações presentes;
- Interpreta pequenas histórias, destacando os principais personagens e ações;
- Compreende uma ordem dada ao grupo com repetição;
- Executa ordens com duas a três ações em sequencia.

LINGUAGEM EXPRESSIVA:
- Organiza a estrutura de frase, começando a adequar o emprego do verbo e enriquecendo-a gradativamente;
- Reconta com palavras simples um conto ouvido;
- Transmite pequenos recados imediatos (sem muita precisão);
- Apresenta linguagem articulada passível de compreensão;
- Nomeia posições espaciais, de acordo com a necessidade do que expressar no momento;
- Nomeia cores primárias e algumas secundárias e incidentalmente;
- Expressa-se, nomeando formas e tamanhos, de acordo com a necessidade do momento;
- Expressa-se verbalmente, organizando o significado das palavras (para que serve; preso à função);

PERCEPÇÕES
- Discrimina e identifica sons semelhantes e diferentes, familiares ou não;
- Completa palavras significativas verbalmente, a partir de sílabas iniciais;
- Vivencia situações para aprender a rimar;
- Agrupa objetos por cor, forma, tamanho, uso e função;
- Identifica partes de um todo e completa-o;
- Recompõe formas divididas em várias partes, a partir da análise do modelo;
- Reconhece algumas formas e objetos identificados pelo tato;
- Constrói séries com material concreto, respeitando critérios preestabelecidos;
- Vivencia atividades de discriminação visual, audição e memória, como pré-requisito para perceber figura-fundo;
- Recompõe figura humana dividida em cabeça, tronco e membros;
- Realiza labirintos amplos (concreto);
- Identifica noções temporais (dia, noite, agora, antes, depois, hoje, amanhã);
- Adquire e estrutura noções de espaço necessárias a sua vivência.
ATENÇÃO, MEMÓRIA E FATIGABILIDADE

EVOCA:
- nomes e séries de nomes; movimentos, ações e posições; canções; personagens de pequenas histórias; posições de elementos em séries (concretas);
- mantém-se numa mesma atividade por tempo razoável (20 a 30 minutos);
- repete palavras.

PRÉ – GRAFISMO
-Risca, exercitando movimentos de cotovelo, pulso e dedos, em plano horizontal e vertical (amplos);
- Representa ações significativas no desenho;
- Representa figura humana reconhecível;
- Exerce pressão e preensão no manejo de lápis e pincel;
- Maneja giz de cera, pincel e tesoura com relativo controle;
- Realiza movimentos gráficos de cima para baixo.

                                         
FONTE: Revista do Professor, Porto Alegre, P. 8-13, Jan/mar.1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário