Com a participação da família no processo de ensino aprendizagem, a criança sente confiança vendo que todos se interessam por ela, e a família passa a conhecer o cotidiano da criança na escola. A família e a escola têm os mesmos objetivos oportunizando o desenvolvimento integral da criança e a terem sucesso no aprendizado diário. Essa parceria é muito importante para que ocorra uma educação de qualidade.
Foi trabalhado junto aos pais o folclore da região norte, a turma do maternal II trabalhou a Lenda do Boi Bumbá.
Foi feito o reconto da lenda e a ilustração pelos pais e alunos.
BOI – BUMBÁ
NEGRO FRANCISCO MORAVA COM SUA MULHER CATARINA EM UMA FAZENDA. CATARINA ESTAVA GRÁVIDA E AO VER O BOI MAIS BONITO E MAIS QUERIDO DA FAZENDA FICOU COM VONTADE DE COMER A LÍNGUA DELE.
FRANCISCO COM MEDO DE SEU FILHO NASCER COM A CARA DA LÍNGUA DO BOI, CORTOU A LÍNGUA DO BOI E DEU A SUA MULHER.
O FAZENDEIRO DESCOBRIU E MANDOU QUE PEGASSEM FRANCISCO. ESTE COM MEDO FUGIU, NO CAMINHO ENCONTROU UM PAJÉ A QUEM PEDIU AJUDA. O PAJÉ CONSEGUIU CURAR O BOI, E TODOS FICARAM FELIZES, PRINCIPALMENTE FRANCISCO QUE FOI PERDOADO PELO FAZENDEIRO E SEU FILHO NÃO NASCERIA COM CARA DE LÍNGUA DE BOI.
A FESTA DO BOI É UMA FESTA MUITO BONITA, NA NOITE DE COMEMORAÇÃO É FEITO UM AUTO DO BOI ONDE ELE MORRE VARIAS VEZES E SEMPRE QUE RESSUSCITA AS PESSOAS SE ALEGRAM.
RECONTO FEITO PELOS PAIS DO MII A E B